sexta-feira, 27 de maio de 2011

"Jovem, há um amor maior!"

O Arcebispo Metropolitano de Belém Dom Alberto Taveira, iniciou a pregação no I Congresso Arquidiocesano de Jovens, falando a respeito do Papa João Paulo II, onde lembrou aos jovens que em uma das cartas apostolicas do Papa falava a respeito da passagem bíblica do jovem rico: “Vou partir de uma coisa que foi muito impressionante para mim: o encontro de Jesus com o jovem rico.”

Lendo o evangelho de São Mateus, capítulo 19, versículo 16 ao 21, dom Alberto mostrou a todos que nossa vida tem sentido: “Qualquer pessoa cristã ou não, pode entrar nesse evangelho. A sua vida é feita para ter um sentido mais profundo. A Igreja existe para isso. Para que cada pessoa humana encontre Cristo. Só Deus pode responder a pergunta profunda sobre o que é bom.” ressaltou




O Arcebispo Metropolitano de Belém Dom Alberto Taveira, iniciou a pregação falando a respeito do Papa João Paulo II, onde lembrou aos jovens que em uma das cartas apostolicas do Papa falava a respeito da passagem bíblica do jovem rico: “Vou partir de uma coisa que foi muito impressionante para mim: o encontro de Jesus com o jovem rico.”


Dom Alberto fala ainda aos jovens a respeito da verdade: “Quem lhe diz o que é a verdade não é a minha cabeçinha que vai dizer a MINHA verdade, que vai concorrer com a SUA verdade. A Igreja acredita que o ser humano tem como finalidade na sua vida ser louvor na glória de Deus. Quando Deus dá os mandamentos, ele conta aquilo que Ele é. Deus nos ama e ele põe uma medida para a nossa vida, para o nosso agir.”

O arcebispo fala sobre o verdadeiro bem: “O nosso comportamento, o nosso modo de agir, é a nossa resposta de amor. Qual é o verdadeiro bem? É Deus! Pertencer a Deus! Cumprir a lei de Deus só pode ser resultado de um grande amor. Vamos imaginar que exista uma pessoa que fizesse tudo direitinho. Deus quer que você cometa o pecado? Não!”

Falou ainda a respeito do pecado, especificamente aquele cometido contra o Espírito Santo: “Comece a dar um pouco mais de si, o amor se retribui com amor diante da pessoa de Jesus, ele (jovem rico) vê que falta alguma coisa. E Jesus então convida aquele rapaz a tomar o caminho da perfeição. Tem muita gente satisfeita com pouca coisa, Eu tenho uma vida só. Se um dia vou me casar, irei escolher uma pessoa com temor em Deus, pois ele nos fez pra sermos felizes.”

“Todo mundo precisa fazer uma escolha que o rapaz não conseguia fazer: colocar Deus em primeiro lugar. Escolher Deus em primeiro lugar e Todas as outras coisas ganham valor. Deus não faz competição com ninguém, Mas nele tem valor o seu coração, a sua dignidade… pode fazer a sua lista. Jesus indica ao jovem primeiro os mandamentos, depois pede o abandono de tudo e em seguida, pede o seguimento a Jesus.” ressaltou o arcebispo

Dom Alberto conclui exortando os jovens que foi para a amor que o Senhor nos chamou, mas Ele não violenta nossa vontade. Somos livres: “Por acaso na sua casa acontecem brigas e discussões por causa de alguma coisa? Tem, né?! Tem muita coisa. Eu termino dizendo que Jesus tem tudo suspenso. A bola está na sua mão. Qual o grande amor que vai tomar conta do seu coração? Gostaria muito de encontrar vocês pela vida afora: homens e mulheres que souberam escolher bem."

Nenhum comentário :

Postar um comentário